22.3.07

Um vinho, um vinhedo.



Vinho: Domaine Aimé cuvée Feuilles d'Automne 2002

Vinhedo: AOC Minervois La Livinière

Vinhedo:
No Sul da França no coração da apelação Minervois nasce um cru, o La Livinière. Esta micro apelação tem sua origem pela excelência geográfica e geológica, apenas em La Livinière são encontradas todas as características do território Minervois em um só lugar. O clima Mediterrâneo é seco com apenas 400 a 500 mm de precipitação no verão. O forte calor diurno é atenuado à noite pelo ar fresco que vem da Montanha Negra. O solo é um grande tabuleiro de calcáreo compacto e de marnas calcáreas. Para que o vinho seja La Livinière ele deve ter um rendimento máximo de 40 hl/ha, normalmente este rendimento é de 35hl/ha. O vinho terá ainda de passar por duas degustações do Sindicato até ser aprovado. O rigor traz recompensas, afinal, veio desta apelação o campeão mundial do International Challenger of London 2005, o Oscar dos vinhos.

O vinhedo de 22 anos de idade é conduzido em duplo cordon de royat paras as duas castas, syrah, 40%, e grenache, 60%, numa pequena propriedade de 3,30 hectares. A colheita é determinada por degustação e análise dos bagos buscando uma maturidade ótima. O envelhecimento é de 15 meses em cubas de cimento semi-enterradas.

Degustação: “Quem trata bem suas folhas no verão colhe maduro no outono”, diz o ditado francês. Este adágio se aplica a Rémy Bonnet um bom jovem produtor formado pela Escola Le Quatourze de Narbonne. O vinho é rico e untuoso. Os aromas vão ao diapasão, saltam ao nariz e dançam uma quadrilha numa boca equilibrada onde brotos de cassis e frutas alcoolizadas se harmonizam calorosamente com a mirra, o louro e o alecrim. O vinho é longo na boca, apresentando-se elegante e macio. Esse vinho faz sua reverência com um final explosivo. Teor Álcool: 14,5%.
Harmonização: Acompanha queijos, churrascos e carnes assadas.
Armazenamento: É um vinho de guarda, seu apogeu será entre 2007 e 2010.Pode ser guardado 10 anos.
Produtor: Remy Bonnet
Importado por http://www.vitisvinifera.com.br

A União de Enólogos relança o Concurso dos Grandes Vinhos do Sul da França


O concurso Les Grands Vins du Sud recebeu a aprovação das autoridades administrativas do Sul da França e será organizado pela União de Enólogos do Languedoc-Roussillon, Sul da França, na cidade de Narbonne no dia 16 de maio. O concurso criado em 1983 não acontecia desde 2004.
O concurso é aberto a todos os vinhos AOC e regionais (VDP) do Languedoc-Roussillon, inclusive os licorosos. O Júri é aberto a todos os profissionais do segmento vinho: enólogos, produtores, cavistas, donos de restaurantes, negociantes e sommeliers. O presidente de cada júri será um enólogo. Um representante do sindicato da apelação apresentará antes do início das degustações as características da denominação de origem.
Vale dizer que todo o segmento profissional ligado ao vinho e os organismos governamentais estão articulados e buscando promover a região sobre a bandeira Sul da França. Isto é, sob uma única marca que facilita a compreensão pelo consumidor final. Desta vez é o relançamento do Concurso Les Grands Vins du Sud. O evento em si já deve gerar repercussões na mídia e o rigor e a transparência nas premiações serão mais um argumento de venda para os vencedores.