22.7.08

CRAV faz ultimato à Sarkozy


Direção regional do ministério da Agricultura em Montpellier após atentado em 2005

Na última quarta-feira o CRAV (Comitê Regional de Ação Vitícola) lançou um ultimato ao presidente francês Nicolas Sarkozy e chamou os viticultores a “passarem à ação” caso o presidente não se posicione a favor do interesse vitícola. O ultimato foi feito durante uma entrevista clandestina em lugar incerto do interior do Languedoc e transmitido na noite seguinte pelo canal estatal France 3 Sul, de âmbito regional. Os viticultores portavam capuzes que escondiam seus rostos.
“Nós pedimos ao Senhor Presidente da República que mantenha suas promessas eleitorais, por que se por algum motivo o senhor Sarkozy não defender os interesses vitícolas,... se em um mês nada mudar, se o preço do vinho não começar a subir,... ele arcará com a responsabilidade de tudo que acontecer”, declarou um dos supostos líderes do CRAV.
As ameaças continuaram durante a entrevista e desta vez eram contra a “máfia” dos negociantes e as grandes redes de supermercados que “fazem sangrar” a viticultura. Fiquem atentos, pois todos os atores do setor serão alvos. Para isto chamaremos todo o povo produtor à radicalizar a ação em todas as suas formas de reivindicação”, afirmou o encapuzado.
O CRAV denuncia a crise vitícola na região Languedoc Roussillon, já realizou numerosos atos violentos, como em 2005 quando explodiu a direção regional do ministério da Agricultura em Montpellier. Em abril jogou artefatos incendiários em grandes supermercados de Béziers, Sul da França.
Os viticultores estão com grandes problemas de caixa e têm dificuldade para pagar empréstimos, materiais agrícolas e mesmo para viver. O CRAV reivindica também um “ano branco”, isto é, que as dívidas dos produtores sejam postergadas por um ano. O ministério da Agricultura deu um auxílio de caixa aos produtores em 2006 e há um incentivo a retirada de pés de vinha com compensação financeira.
Mas o problema é bem mais complexo como já abordamos diversas vezes aqui no Blog.
Leia : http://vinhosulfranca.blogspot.com/2007/07/qual-o-real-problema-do-vinho-na-europa.html